Objetivos
- Reunir pesquisadores, estudantes e demais setores da sociedade para discutir sobre a infância e a juventude em seus múltiplos aspectos, com o objetivo de chamar atenção à sociedade brasileira sobre os lugares dos atores sociais infanto-juvenis e suas diferentes experiências sociais.
- Discutir sobre a infância e a juventude numa perspectiva que congrega diferentes saberes e fazeres que delineiam estes segmentos etários e as travessias teórico-metodológicas que lhe focalizam.
- Pensar de que modo as políticas públicas elaboradas para a infância e a juventude promovem mudanças no interior da vida de muitos jovens e crianças de diferentes camadas sociais, particularmente aqueles/as excluídos.
- Analisar sobre os abusos sexuais, a violência, e todas as práticas que retiram de muitas crianças e jovens o sentido do ser criança e ser jovem. Pensando os desafios sociais face estas problemáticas e as perspectivas que podem ser aventadas a partir de políticas públicas e demais ações que além de incluírem estes atores sociais, também visem combater os atos de violência para eles cometidos.
- Promover um processo de discussão e reflexão sobre a infância e juventude no contexto contemporâneo
- Compor evento para socialização de estudos relativos à infância e juventude nas diversas áreas do conhecimento
- Contribuir com o protagonismo juvenil através de atividade específica visando estimular a participação dos jovens em movimentos sociais.