A infância e a juventude são dois segmentos etários e geracionais, que assumem significativa importância na sociedade. Deste modo, tendo em vista as metamorfoses que ocorrem na contemporaneidade, mudanças ocasionadas nas contexturas social, cultural e política, e que têm seus reflexos sobre estes grupos, é que se torna mister, analisar a dimensão e a importância destes segmentos e a forma como em diferentes contextos do mundo social e mais precisamente da sociedade brasileira, eles são ou não visibilizados.
Pensar nas políticas públicas para estes atores sociais, nos remete refletir sobre as diferentes situações em que se localizam na tessitura do social, tanto nas áreas de saúde, educação, cultura e segurança, como em termos psicosociais. Assim, se faz necessário pensar a infância e a juventude que temos e o que podemos fazer para minimizar a problemática social que cotidianamente faz parte da vida destes atores sociais. Discutir sobre a infância e a juventude e seus papeis, é estudá-las a partir da escola, família e demais setores do social e a forma como estes remetem seus olhares para este público.
Este colóquio partindo de saberes interdisciplinares visa propiciar, ao público acadêmico e demais setores da sociedade, um espaço de reflexão sobre a infância e a juventude em suas diferentes nuanças. Tem sua origem através da proposta de trabalho de professoras e alunos/as dos cursos de Serviço Social, Pedagogia e História, que através do Nupecij, delineiam seus estudos e pesquisas sobre a dimensionalidade e sentido da infância e juventude no Brasil.